© 2020 por Inove Corretora de Seguros | Grupo J. Berti

Conecte-se

A locomoção de pessoas através de vans é uma modalidade de transporte que cresceu muito nos últimos anos. Desde o pioneiro transporte escolar, o veículo virou uma alternativa mais ágil e barata ao ônibus e começou a ser utilizado para o transporte público em algumas cidades, geralmente as mais populosas. Também conhecido como “lotação”, o transporte impulsionou as vendas deste tipo de veículo nas montadoras.

Outro aspecto positivo às vans foi a importância do veículo nos transportes corporativos rápidos, como saídas para o almoço ou deslocamento de sede de empresas aos estacionamentos próximos. Até as pessoas que se reúnem para ir e voltar de festas adotaram a van como transporte ideal em detrimento do táxi.

O certo é que todos estes fatores colaboraram para o aumento do uso da van nos últimos anos e, consequentemente, os sinistros com esse tipo de veículo também cresceram. Por outro lado, se o veículo virou uma tendência no transporte rápido de pessoas, por que não ter um atendimento e um produto exclusivo das seguradoras? Respondendo a esta questão, as companhias de seguros enxergaram uma nova oportunidade de crescimento e adotaram as vans.

Atualmente, há planos específicos em algumas empresas para o seguro de vans, como o Seguro Sprinter, por exemplo. Como a apólice é personalizada, é o método de uso do veículo que define como será o perfil. Um exemplo é o veículo utilizado em grande parte do dia para transporte público. Como ele é usado durante mais tempo e está exposto a mais riscos, o valor do seguro será maior do que o de uma van para transporte de funcionários.

Em contrapartida, é muito mais seguro trafegar pelas ruas com um serviço que cubra roubos, incêndios, furtos e outros sinistros do que contar apenas com a sorte.